Familia Wing Chun Brasilia

familia wing chun brasilia

Familia Wing Chun Brasilia

 Denominação Moy Yat Ving Tsun :

Compromisso de provimento progressivo da Vida Kung Fu (Sam Faat 心法) assumido por Grão-Mestre Moy Yat 梅逸 (1938–2001) com relação aos seus descendentes, no contexto do acesso ao Sistema Ving Tsun Wing Chun 詠春.

Conheça o nosso Núcleo de Inteligência Marcial de Brasilia – DF – Familia Ving Tsun Wing Chun Brasilia

A Familia Wing Chun Brasilia, faz parte do Programa Moy Yat Ving Tsun de Inteligencia marcial que tem como premissa a Denominação Moy Yat Ving Tsun

O Líder dessa Familia Wing Chun Brasilia, é o Mestre Nataniel Rosa discípulo de primeira geração do Mestre Leo Imamura e de segunda geração de Grão Mestre Moy Yat.

Afinal, o que é a Denominação Moy Yat Ving Tsun? 

28 de junho de 1997. Cerimônia de Aposentadoria de Grão-Mestre Moy Yat. A partir desta data, nós, a primeira geração de seus descendentes, seríamos responsáveis pelo compromisso de uma denominação que até então era uma noção muito implícita, norteada pelo exemplo vivo de seu idealizador: A Denominação Moy Yat Ving Tsun. 

Fazíamos alusões a ela, a citávamos com frequência, mas seu entendimento não era explicitado. O motivo era claro para quem compreende a cultura chinesa. A definição da Denominação Moy Yat Ving Tsun poderia trazer alguma compreensão para o descendente de Grão-Mestre Moy Yat, mas poderia também impor uma limitação (até mesmo um fim) no processo exploratório que carregava ricamente a noção desse termo.

Como encontrar melhores palavras que levassem ao entendimento sem eliminar o processo exploratório?

Nossa opção foi a mais óbvia: buscar as palavras do próprio grão-mestre e traduzi-las no contexto que permitisse seu estudo.

Após vários anos de buscas, encontramos o registro das seguintes palavras, literalmente proferidas por Grão-Mestre Moy Yat:

“ The style, the way I teach, I try my best to provide more Kung Fu Life to my students, grandstudents”

Para tornar legível em Português, a tradução poderia ser:

“[No] modo que eu ensino o estilo [Ving Tsun], eu tento o meu melhor para prover mais Vida Kung Fu para os meus alunos e os alunos dos meus alunos.”

Ao transcrever para uma linguagem formal a forma coloquial da fala de Grão-Mestre Moy Yat, resultou-se o seguinte:

Denominação Moy Yat Ving Tsun é o compromisso de provimento progressivo da Vida Kung Fu (Sam Faat) assumido por Grão-Mestre Moy Yat (1938–2001) com relação aos seus descendentes, no contexto do acesso ao Sistema Ving Tsun.

Pessoalmente, penso que estas palavras honram satisfatoriamente o compromisso de seu idealizador.

Hoje, elas são importantes para que cada um dos descendentes de Grão-Mestre Moy Yat tenha a oportunidade de compreender da extensão deste compromisso e possa salvaguardar nosso legado por muitas gerações que virão, caracterizando assim a nossa linhagem. Afinal, o Kung Fu é uma noção que será cultivada a partir do “como” e não apenas do “o quê”.

Acompanhe nossa pagina no FaceBook!!

Acompanhe também o núcleo da Moy Yat Ving Tsun em Madrid – Espanha