kung Fu Brasilia DF

kung fu Brasilia DF

Qual o significado do Termo Kung-Fu?

 

kung fu brasilia df

kung fu brasilia df

Na manhã ensolarada do dia 27 de maio de 1987, tive a honra de ser aceito na Familia Moy Yat. As primeiras palavras de seu líder, Grão-Mestre Moy Yat, logo após anunciar sua decisão, soaram como um alerta: “Que fique claro para você: eu ‘ensino’ Kung Fu e não técnicas de Kung Fu”.

Essa advertência foi feita também pela Professora Anne Cheng, ao escrever em seu livro “Histoire de la pensée chinoise” (1997) que o termo Kung Fu foi popularizado num sentido um tanto redutor pelo gênero cinematográfico do Kung Fu.

É esse “sentido um tanto redutor” do termo que encontramos em dicionários como o nosso Houaiss, onde a palavra Kung Fu é definida de modo bem específico, referindo-o como: “Arte marcial chinesa que remonta ao período da dinastia Chou (1111 a.C. – 255 a.C.), simultaneamente forma de cultura física, técnica de desenvolvimento espiritual baseada em exercícios de concentração e instrumento de defesa pessoal.”

Entretanto, tradicionalmente na China, esse termo era usado de maneira muito mais ampla. Basta consultar o Lin Yutang’s Chinese-English Dictionary of Modern Usage (1973) para verificar como Kung Fu pode ser entendido:

1. Tempo e energia despendidos num trabalho
2. Grau de perfeição obtido em qualquer linha de trabalho

Doutora Cheng parece corroborar com o dicionário organizado por Doutor Lin, quando escreve que a ideia de Kung Fu, na China, está ligada a toda prática ao mesmo tempo física e espiritual e designa o tempo e a energia que se dedica a uma prática com a finalidade de atingir um certo nível, tratando-se de um aprendizado de um saber-fazer que não se transmite pelas palavras.

Esta última parte da fala da Professora Cheng, – um saber-fazer que não se transmite pelas palavras -, é um ponto que foi aprofundado pelo Professor François Jullien, quando mencionou que a noção de Kung Fu dizia respeito à passagem espontânea da dificuldade para facilidade. Segundo ele, a noção de Kung Fu pode ser tomada como “investimento paciente de onde resulta e amadurece a facilidade”.

Assim, essa transformação, que reverte o esforço em seu contrário (a facilidade), é o resultado despercebido de um investimento. Ao fazê-lo, produz-se sem perceber um fruto, sem que se saiba como passou da dificuldade para a facilidade.

Nesse investimento que foi feito, algo progressivamente amadureceu, que é o contrário da dificuldade, e faz com que o fruto desse amadurecimento venha por si mesmo.

Doutor Jullien chama isso de “ imanência” e ela chega naturalmente, sem pensar.

Para ele, o interessante de tudo isso é que não há um equivalente à noção de Kung Fu no pensamento ocidental, onde não foi analisado o investimento do esforço e sua transformação em seu contrário.

Kung Fu Brasilia DF, é um núcleo de inteligencia marcial situado na asa sul. Venha nos fazer uma visita!!

Kung Fu Brasilia DF, faz uso de um programa exclusivo de desenvolvimento da Inteligência Estratégica

Resumo
Nome do Artigo
Qual o significado do termo Kung Fu?
Descrição
Na manhã ensolarada do dia 27 de maio de 1987, tive a honra de ser aceito na Familia Moy Yat. As primeiras palavras de seu líder, Grão-Mestre
Autor