Como Surgiu?

moy yat ving tsun

Moy Yat Ving Tsun – A Origem do Programa.

Como surgiu o Programa Moy Yat Ving Tsun de Inteligência Marcial? 

Em 24 de março de 2000, Grão-Mestre Moy Yat convocou seus principais discípulos para uma reunião, em um conhecido restaurante chinês no Queens.

Na ocasião, ele nos alertou, pela última vez em vida, sobre a importância da Vida Kung Fu e disse que seria injusto para a próxima geração receber o nosso legado sem este processo de transmissão.

Afinal, ele havia se dedicado muito para que nós tivéssemos Vida Kung Fu e afirmou que esse compromisso deveria caracterizar sua linhagem, geração após geração.

Esse compromisso, hoje, é identificado como Denominação Moy Yat Ving Tsun.

Quase um semestre depois, Grão-mestre Moy Yat realizava a terceira etapa de sua última viagem ao Brasil.

No dia 10 de setembro de 2.000, ao passar pela Praia de São Conrado, na cidade do Rio de Janeiro, ele solicitou a mim a elaboração de um conjunto de instrumentos que viabilizasse o compromisso de Vida Kung Fu aos seus descendentes.

Naquela conversa, Grão-mestre Moy Yat compartilhou sua admiração pelo trabalho realizado por um de seus discípulos, Michael Chin Hong, na confecção de bonecos de madeira, denominados Muk Yan Jong. Ele observou como um instrumento – uma caixa de metal (ele disse metal box) – foi engenhosamente desenvolvida para a produção desses aparelhos tradicionais.

Ele ficou muito impressionado com a velocidade de confecção e a qualidade dos bonecos produzidos ao comparar com os carpinteiros de Hong Kong.

Grão-mestre Moy Yat completou sua reflexão dizendo o quanto achava fundamental um instrumento (ele usou a palavra) para realizar uma tarefa.

Logo a seguir completou seu pensamento ao dizer que “sem a criação deste conjunto de instrumentos, é possível que o Sistema Ving Tsun não sobreviva no próximo século.”

Nesse momento pude explicar sobre a extensão de meus estudos sobre um programa, iniciados há 5 anos e o seu atual andamento.

Após perceber a atenção silenciosa de meu mentor, pedi 3 anos para o início de sua implantação. O prazo foi consentindo.

Ao finalizar nossa conversa ele disse: “Quando o trabalho for concluído irei tornar oficial em todos os mo gun da nossa familia.”

Lamentavelmente, 135 dias depois, Grão-mestre Moy Yat viria a falecer em sua residência no Queens, New York, EUA.

No entanto, continuei a trabalhar no solicitado por meu mestre, a fim de propor um programa que viesse a contemplar o seu comprometimento com seus descendentes.

Em 15 de março de 2003, é realizado o lançamento histórico do Programa Moy Yat Ving Tsun de Inteligência Marcial, no Bourbon Hotel, na cidade de Atibaia, Estado de São Paulo, Brasil.

Grão-mestre Moy Yat se fez presente por sua viúva Helen Moy e sua filha Viva Moy, bem como através de seu grande amigo Michael Wong e de seus discípulos destacados Mestre Pete Pajil e Mestre Miguel Hernández. Além dos já citados, também estiveram presentes 350 descendentes do Grão-mestre, oriundos dos Estados Unidos, do Brasil e da Argentina.