kung fu Brasilia DF
Qual o significado do Termo Kung-Fu?

kung fu brasilia df
Na manhã ensolarada do dia 27 de maio de 1987, tive a honra de ser aceito na Familia Moy Yat. As primeiras palavras de seu líder, Grão-Mestre Moy Yat, logo após anunciar sua decisão, soaram como um alerta: “Que fique claro para você: eu ‘ensino’ Kung Fu e não técnicas de Kung Fu”.
Essa advertência foi feita também pela Professora Anne Cheng, ao escrever em seu livro “Histoire de la pensée chinoise” (1997) que o termo Kung Fu foi popularizado num sentido um tanto redutor pelo gênero cinematográfico do Kung Fu.
É esse “sentido um tanto redutor” do termo que encontramos em dicionários como o nosso Houaiss, onde a palavra Kung Fu é definida de modo bem específico, referindo-o como: “Arte marcial chinesa que remonta ao período da dinastia Chou (1111 a.C. – 255 a.C.), simultaneamente forma de cultura física, técnica de desenvolvimento espiritual baseada em exercícios de concentração e instrumento de defesa pessoal.”
Entretanto, tradicionalmente na China, esse termo era usado de maneira muito mais ampla. Basta consultar o Lin Yutang’s Chinese-English Dictionary of Modern Usage (1973) para verificar como Kung Fu pode ser entendido:
1. Tempo e energia despendidos num trabalho
2. Grau de perfeição obtido em qualquer linha de trabalho
Doutora Cheng parece corroborar com o dicionário organizado por Doutor Lin, quando escreve que a ideia de Kung Fu, na China, está ligada a toda prática ao mesmo tempo física e espiritual e designa o tempo e a energia que se dedica a uma prática com a finalidade de atingir um certo nível, tratando-se de um aprendizado de um saber-fazer que não se transmite pelas palavras.
Esta última parte da fala da Professora Cheng, – um saber-fazer que não se transmite pelas palavras -, é um ponto que foi aprofundado pelo Professor François Jullien, quando mencionou que a noção de Kung Fu dizia respeito à passagem espontânea da dificuldade para facilidade. Segundo ele, a noção de Kung Fu pode ser tomada como “investimento paciente de onde resulta e amadurece a facilidade”.
Assim, essa transformação, que reverte o esforço em seu contrário (a facilidade), é o resultado despercebido de um investimento. Ao fazê-lo, produz-se sem perceber um fruto, sem que se saiba como passou da dificuldade para a facilidade.
Nesse investimento que foi feito, algo progressivamente amadureceu, que é o contrário da dificuldade, e faz com que o fruto desse amadurecimento venha por si mesmo.
Doutor Jullien chama isso de “ imanência” e ela chega naturalmente, sem pensar.
Para ele, o interessante de tudo isso é que não há um equivalente à noção de Kung Fu no pensamento ocidental, onde não foi analisado o investimento do esforço e sua transformação em seu contrário.
Kung Fu Brasilia DF, é um núcleo de inteligencia marcial situado na asa sul. Venha nos fazer uma visita!!
Kung Fu Brasilia DF, faz uso de um programa exclusivo de desenvolvimento da Inteligência Estratégica
