O Patriarca Moy Yat e seu legado

O Patriarca Moy Yat e seu legado

O Patriarca Moy Yat e seu legado. O Particarca Moy Yat foi aluno direto do lendário Mestre de Ving Tsun (Wing Chun) Kung Fu, o Patriarca de 8ª geração deste sistema, o veneravel Ip Man.

Após o falecimento do Patriarca Ip Man, Moy Yat mudo-se para os Estados Unidos da America, levando consigo o legado recebido pelo seu Mentor.

Chegando na cidade de Nova Iorque, ele cunhou o que chamamos de denimenação Moy Yat Ving Tsun Ving Tsun, representando seu compromisso pessoal de transmissão pura desse sistema de Kung Fu.

Agora dispinivel para todos em Brasília-Df na asa sul. Agende e receba uma apresentação individualizada inteiramente gratuita.

 

o-patriarca-moy-yat-e-seu-legado

Quando o Patriarca Moy Yat chegou em New York, em 2 de setembro de 1973, o fato teve grande repercussão. Afinal, até então não se tinha notícia de nenhum outro mestre de Ving Tsun com sólida experiência na transmissão do sistema em Hong Kong antes de vir para o Ocidente.

Isso naturalmente o transformou numa importante referência mundial. Ainda assim, o Patriarca Moy Yat tinha uma postura de não tentar convencer os outros sobre a importância da Vida Kung Fu, que havia aprendido através da experiência privilegiada que teve com o seu mentor, o Patriarca Ip Man. Em entrevista para o nosso projeto “A Bordo do Junco Vermelho”, o Professor François Jullien, docente da Université Paris Diderot, disse que o termo Kung Fu é uma noção muito implícita no pensamento chinês.

Os chineses costumam ter apenas certa evidência dessa noção, por isso o Sam Faat (o que chamamos de Vida Kung Fu) tem sido um processo essencial de transmissão. Para ele, a noção de Kung Fu(Gon Fu) passou a ficar evidente somente quando tomou contato com o Ocidente.

Foi encontrando o pensamento ocidental que os chineses perceberam que há um implícito pedagógico e, assim, um recurso de pensamento por trás dessa noção que parecia tão natural. O sinólogo francês afirmou também que a noção de Kung Fu (Gon Fu) não tem equivalente na cultura europeia. Entretanto, foi a partir desse contato entre essas diferentes culturas que foi possível colocar em perspectiva o Kung Fu (Gon Fu) e o Sam Faat com as tradições ocidentais. Portanto, o desafio estava dado.

Como evidenciar algo que é tão implícito? No contato com o Ocidente, esse processo de aprendizagem do Kung Fu(Gong FU), no contexto de acesso ao Sistema Ving Tsun (Wing Chun), através do provimento progressivo da Vida Kung Fu, deveria agora receber uma denominação.

Denominação é a designação de algo por um nome, ou seja, é um nome designativo. Ao fazer uso de seu próprio nome, Patriarca Moy Yat demonstra a humildade daquele que assume um compromisso pessoal com seus próprios descendentes.

Com isso, um equívoco tornou-se comum: considerar que a Denominação Moy Yat Ving Tsun representasse a interpretação pessoal do Patriarca Moy Yat sobre o Sistema Ving Tsun (Wing Chun).

Se assim fosse, a denominação seria Moy Yat’s Ving Tsun (Ving Tsun -Wing Chun- de Moy Yat). Hoje, quero compartilhar com você, como foi a Denominação Moy Yat Ving Tsun na minha jornada na Vida Kung Fu. 28 de junho de 1997. Cerimônia de Aposentadoria do Patriarca Moy Yat.

A partir desta data, nós, a primeira geração de seus descendentes, seríamos responsáveis pelo compromisso de uma denominação que até então era uma noção muito implícita, norteada pelo exemplo vivo de seu idealizador: a Denominação Moy Yat Ving Tsun. Fazíamos alusões a ela, a citávamos com frequência, mas seu entendimento não era explicitado.

O motivo era claro para quem compreende a cultura chinesa. A definição da Denominação Moy Yat Ving Tsun poderia trazer alguma compreensão, mas poderia também impor uma limitação, até mesmo um fim, no processo exploratório que carregava ricamente a noção desse termo.

Como encontrar melhores palavras, que levassem ao entendimento sem eliminar o processo exploratório? A solução foi a mais óbvia: buscar as palavras do próprio patriarca e traduzi-las no contexto que permitisse seu estudo.

O resultado foi o seguinte: Denominação Moy Yat Ving Tsun é o compromisso de provimento progressivo da Vida Kung Fu (Sam Faat) assumido pelo Patriarca Moy Yat para com seus descendentes, como modo de acesso ao Sistema Ving Tsun (Wing Chun). Pessoalmente, penso que estas palavras honram satisfatoriamente o compromisso de seu idealizador.

Hoje, elas são importantes para que cada um dos descendentes do Patriarca Moy Yat tenha a oportunidade de compreender a extensão deste compromisso e possa salvaguardar o seu legado por muitas gerações que virão, caracterizando assim a sua linhagem. Afinal, o Kung Fu(Gon Fu) é uma noção que será cultivada a partir do “como” e não apenas do “o quê”.

 

 

 

plugins premium WordPress