Bruce Lee, a origem do dragão

Bruce Lee, a origem do dragão

bruce-lee-origem-do-dragao Grão-Mestre leo Imamura comenta sobre o surgimento do Jeet kune do, arte criada por Bruce Lee, dentro de uma perspectiva Kung Fu.

bruce-lee-origem-do-dragao

Origem do Dragão, Birth of the Dragon, no original em Inglês, é uma obra cinematográfica que foi lançada em 13 de setembro de 2013 no Toronto International Film Festival e fala sobre o polêmico desafio entre Bruce Lee e Wong Jack Man, ocorrido em 1964.

Polêmico, porque os motivos, o resultado e suas consequências ainda hoje geram grande discórdia. É deste estado nebuloso dos fatos que o filme busca sua força e gera uma interessante discussão que quero abordar neste nosso encontro na Vida Kung Fu.

Estrelado por Philip Ng, um discípulo de meu si baak Wong Shun Leung, o filme Origem do Dragão explora a nebulosidade dos fatos apresentando uma versão muito interessante para o público. Por isso é sempre bom lembrar que o filme é uma ficção baseada em fatos reais.

Mas vamos por partes: Wong Jack Man é apresentado como um monge Shaolin que vem para America para seguir sua jornada como praticante de Kung Fu, após um incidente na China.

Bruce Lee, por sua vez, é apresentado como um talentoso praticante de Kung Fu que se vê como o futuro das Artes Marciais. Wong reconhece as qualidades e a importância de Bruce para o futuro, mas o que teme é como Lee irá apresentar o Kung Fu para o mundo, já que ele é uma pessoa agressiva e acredita que a luta é a solução das diferenças.

Assim, a luta entre Wong Jack Man e Bruce Lee se torna uma experiência mobilizadora para ambos, onde a experiência marcial gera um papel transformador tanto para um como para outro.

É dentro deste processo mobilizador que vemos o nascimento do Jeet Kune Do, uma visão amplificada para a época das artes marciais. O curioso do filme é que ele apresenta como elemento limitador da expressão do artista marcial, a sua própria visão, a visão do próprio artista marcial e não um sistema ou uma arte.

O que achei bem apropriado, pois tais sistemas, neste caso o Ving Tsun (wing chun), são apenas meios para que cada um manifeste o seu Kung Fu.

Assim, Origem do Dragão mostra um fenômeno típico da Vida Kung Fu, a experiência marcial como elemento orientador para aprendermos a viver a nossa própria vida, como fez Bruce Lee.

E você? Qual sua opinião a respeito. Gostaria de agradecer o nosso inscrito João Vitor Dantos de Campos pela sugestão do filme. Deixe também a sua opinião nos comentários. Se você gostou desse vídeo ou conhece alguém que poderia se beneficiar do assunto, compartilhe.

 

plugins premium WordPress